Bem estar

Comentários

Bebês nascidos no frio se desenvolvem mais rápido

Pesquisa afirma que nascidos no inverno começam a engatinhar antes que os bebês nascidos no verão

De acordo com uma pesquisa realizada em Israel, bebês que chegam ao mundo no inverno desenvolvem suas habilidades motoras mais rápido que os nascidos em altas temperaturas.

Realizado com mais de 30 bebês que nasceram entre o inverno e a primavera, além de outros 16, nascidos especificamente no verão, o estudo afirma que existe um determinado “fator estacional” no desenvolvimento ao longo do primeiro ano de vida.

Os bebês foram acompanhados em casa, quando os estudiosos realizavam visitas periódicas. Além disso, os pais contribuíram com a coleta de dados filmando seus filhos.

Os resultados apontaram que os bebês nascidos entre dezembro e maio (inverno e primavera no Hemisfério Norte) deram os primeiros passos para caminhar, ou seja, engatinharam, com cerca de 30 semanas. Já aqueles que chegaram ao mundo entre junho e novembro (época das temperaturas mais elevadas) demoraram 35 semanas para começar a engatinhar.

Em outros indicadores, as diferenças entre os grupos foram menores, mas o resultado geral mostrou vantagem considerável dos bebês nascidos em épocas de baixa temperatura.

Comentários