Saúde

Comentários

Problemas nos dentes causam sinusite, em 10 por cento de casos

Doenças bucais e procedimentos odontológicos mal realizados ajudam no surgimento da doença

Doença comum na atualidade, a sinusite é uma inflamação ou infecção da mucosa do seio maxilar e, segundo profissionais da área, em 10% dos casos podem ser causados por problemas bucais, como cáries, periodontite, cistos entre outros.

Os dentes e o seio maxilar estão ligados por pequenos vasos entre a mucosa da boca e os tecidos que envolvem os dentes, como ossos, gengiva e ligamentos dentários. Por conta dessa conexão, quando os dentes ou as gengivas apresentam algum problema, acabam prejudicando o seio da face.  Além das doenças bucais, tratamentos odontológicos feitos sem os devidos cuidados também contribuem para o desenvolvimento da doença.

Pelo fato de a sinusite ser causada por diferentes fatores – resfriados, pneumonia e sarampo, além dos problemas bucais, é extremamente necessário se atentar ao diagnóstico certo, assim o tratamento tem mais efeito e o organismo recebe as substâncias curativas mais indicadas.

No caso de o diagnóstico apontar problemas no dente como causa da sinusite, a recomendação é um tratamento multidisciplinar, envolvendo diferentes profissionais da área da saúde.

Comentários